Chile em chamas.

aptopix-chile-wildfires-alejandro-zonez-ap

Bombeiros trabalham no combate à um incêndio florestal em Hualañe, uma comunidade em Concepcion, no Chile, em 26 de janeiro (Foto: Alejandro Zoñez/Aton/via AP)

O Chile está passando pelo maior incêndio de sua recente história, obrigando o governo a decretar estado de emergência no país. São muitos os focos de incêndio espalhados principalmente no centro-sul do país, segundo dados da Conaf em 05/02/17 havia 588 mil hectares afetados pelos incêndios, milhares de famílias desalojadas e 12 mortes. Não presenciamos em nenhum momento focos desse terrível e devastador incêndio, temos apenas  acompanhado pelos meios de comunicação e pelas agencias de turismo que avisam sobre o fechamento dos parques nacionais, também temos visto muitas ações de solicitação de ajuda, como em supermercados onde as caixas solicitam parte do troco para doação aos bombeiros e há locais onde você pode deixar suas doações, como água e alimentos, os programas de TV fazendo ações para doações, o banco Santander com uma campanha de doações, bombeiros nas ruas arrecadando dinheiro, etc. Muitos países estão colaborando com o combate, enviando tropas, equipamentos, ajuda financeira e tecnologia, o Brasil é um deles, mas também Argentina, Colômbia, Espanha, Russia, Estados Unidos, Japão entre outros.

 

aptopix-chile-wildfires-esteban-felix-ap

Um bombeiro caminha por uma comunidade ameaçada por um incêndio florestal em Villa La Union, no Chile, em 27 de janeiro (Foto: Esteban Felix/AP)

Já haviam 40 detidos por suspeita de provocarem incêndios, os motivos são controversos e com cada pessoa que se fala atribue a motivação as causas mais distintas possíveis. O certo é que levará algum tempo para que o país consiga se recuperar, fala-se em pelo menos um ano.

O Chile como boa parte do mundo passa por um momento difícil da economia, onde sua maior fonte de riqueza, a extração de cobre, caiu consideravelmente, tanto na quantidade extraída, quanto no preço e os incêndios agora atrapalham o turismo.

No relatório de hoje(06/02/17) a Conaf divulga 56 sinistros, sendo 44 sob controle, 6 em combate e 6 extintos. Torcemos por uma retomada rápida da situação dos incêndios por parte dos bombeiros e no sucesso das mobilizações de ajuda à recuperação dos imensos danos.

chile-wildfire-stringer-reuters

Um carro carregado de itens domésticos passa por casas durante incêndio em Santa Olga, no Chile, em 26 de janeiro. Os piores incêndios florestais da história moderna do Chile estão devastando faixas amplas das regiões centro e sul do país (Foto: Pablo Sanhueza/Reuters)

5 Respostas para “Chile em chamas.

  1. Amigos, é sempre triste quando temos notícias desta natureza, não somente no Chile, mas em qualquer lugar deste tão judiado planeta. Tenham cautela e segurança na passagem por este belo País. Bom dia e uma boa viagem. Grande abraço

    Curtido por 1 pessoa

    • Sem dúvida Maurício, muito triste, mais acho que como o país é menor e tb talvez por cultura, é impressionante como eles se mobilizam rápido. Tem lugares incendiados que já estão sendo reconstruídos. Viu o que publicamos ? Acham que levarão pelo menos 1 ano para se recuperar…se é aí….não recuperamos nunca. ;o(
      Pode deixar, estamos longe do fogo. Bjs

      Curtir

    • Pois é Ana vimos hoje as questões em Curitiba, Rio e Espírito Santo. Que loucura não …. ??? Tão triste quanto o incêndio e sem dúvida muito mais difícil de resolver….muito triste….;o(

      Curtir

Deixe um comentário