A história dentro de cada história

Nossa história de vida, a história do nosso projeto em relação a essa viagem, a influência das histórias das outras pessoas na nossa, a nossa influência na história de outros, nossa relação com as histórias das cidades que visitamos, a mudança da nossa visão sobre a história que conhecíamos quando vivenciamos um pouco da história contada por quem é impactado por ela, e a surpresa por historias que não conhecíamos e  que nos enchem de emoção.

Assim tem sido nosso caminho, cheio de gratas surpresas. Além de visitarmos lugares que nos encantam (as vezes nem tanto rsrsrs), estamos dando atenção a algo que certamente negligenciávamos no nosso dia-a-dia.

Descobrimos que São Pedro do Atacama, que sempre foi para mim a referência de deserto, está incluso no meio de um deserto gigante que se estende por todo o norte do Chile até o Sul do Peru, região de intensa mineração, que vem sendo explorada há muitos anos, o que resulta em várias áreas de mineração já inativas.

O número de atividades para se fazer em São Pedro são incontáveis, os clássicos são: Vale de la Luna, Pedra do Coyote, Vale de la Muerte, Geisers El Tatio, diversas lagunas, tour astronômico, Pedras Rojas, Salar de Tara, termas, Salar do Atacama. Mas tem muito mais, tem vôo panorâmico de balão, saída para o Salar de Uyuni na Bolivia, sandboard, passeios de bike e uma infinidade de atrações capazes de preencher tranquilamente os quentes dias e frias noites de quem se aventura por aqui.

Fizemos a maioria dos nossos passeios por conta própria, aproveitando que estamos de carro, e em nossa ida para Pedras Rojas, nos deparamos com uma família de francesas, mãe e duas filhas, com o carro atolado na areia. Paramos para ajudar. Já haviam dois funcionários de uma mineradora ajudando. Com o nosso carro, não tivemos sucesso para retirar a camionete, então paramos uma outra camionete, também com um casal de franceses, para solicitar seu carro para ajudar, mas o que conseguimos, foi encalhar a segunda camionete na areia…Porém, uma expedição de Minas Gerais/BR com Land Rovers, Trollers e principalmente guinchos elétricos foi quem finalmente conseguiu tirar as duas camionetes da areia. Com essa parada que levou umas 3 horas,  não conseguimos ir a Pedra Rojas, mas ficamos muito felizes por termos ajudado.

No dia seguinte, na subida as ruínas de Pukara de Quitor, nos deparamos novamente com os textos de Gabriela Mistral, ela quem foi uma grande personagem da história do Chile, o texto, O Prazer de Servir, fala com grande profundidade.

dsc_5085

Texto Gabriela Mistral

Saímos de São Pedro em direção a Arica, no caminho vimos uma placa – Geoglifos Chug Chug, sem saber exatamente do que se tratava, entramos na estradinha que indicava a seta para ver o que era (com esse nome chinês ???? rsrsrs),  fomos mais pelo impulso do que qualquer outra coisa, mas essa foi uma daquelas gratas surpresas que se apresentam no caminho quando estamos abertos a isso, encontramos uma área arqueológica com dezenas de inscrições no solo, os mais antigos com cerca de 2500 anos, esses são os tais geoglifos, a Fundação Deserto do Atacama junto com uma equipe de pesquisadores apaixonados pelo trabalho que realizam, são responsáveis pela área e visitas guiadas, vale muito a pena conhecer.

Ah ! Chug Chug é o som das ferramentas nas rochas a procura de minérios….por isso o nome…

Rumo ao Peru, lá vamos nós.

5 Respostas para “A história dentro de cada história

  1. Oi tia, sim, é muito diferente. As praias são de pedra ou de uma areia grossa e meio amarelada. A água também é muito fria ! mais é bonito também. Beijos, Lu, mil, Sofia e Caio

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s