Mais do México, um país encantador

Iniciamos nossa viagem ao México por sua capital, a moderna Cidade do México, antiga capital Asteca e hoje uma das maiores cidades do mundo com cerca de 24 milhões de habitantes (incluindo região metropolitana). Chegamos à noite e fomos recebidos por Elton, nosso host. Um brasileiro que presta serviço de TI para o mercado financeiro e que vive no país ha cerca de 10 anos. Totalmente adaptado a cidade e ao estilo de vida local (que na verdade não é muito diferente de São Paulo…).

Conversamos um pouco sobre a nossa aventura e o que havíamos planejado nos 20 dias em que ficaríamos no país. A princípio, iríamos limitar a parte cultural à Cidade do México e partir para a Península do Yucatan e Ranga Roa de avião para curtir as praias. Porém, depois de 20 minutos de papo resolvemos reestudar o roteiro para entender melhor a riqueza cultural do país, e alteramos praticamente tudo com uma grande ajuda dele ;o).

Logo no dia seguinte, passamos muitas horas no Museu de Antropologia da cidade tentando absorver ao máximo as culturas Astecas, Toltecas, Zapotecas, Mixtecas, Xochimilcas, Mayas e muitos outros povos pré colombianos que ocuparam o país até a chegada dos espanhóis. Todos muito interessantes….

Na cidade também visitamos a parte histórica colonial – Zócalo, passeamos por Chapultepec e pela avenida Passeo de La Reforma com sua exposição temporária de esculturas de Dali, museu Soumaya, os canais de Xochimilco com suas embarcações, o museu Frida Kahlo, que me possibilitou vivenciar a atmosfera desta mulher tão forte e intrigante. Percebemos as pessoas, a arquitetura, o trânsito (que não estava caótico por que era semana santa) e levamos as crianças ao espetáculo do Rei Leão, o que para eles claro, foi o ponto alto da cidade.

Alugamos um carro, depois de pesquisarmos e conversarmos muito sobre esta decisão na web, com alguns mexicanos, além de nosso host e partimos para Puebla e Oxaca. Cidades maiores e mais modernas do que imaginávamos mas com uma boa qualidade de vida e parte histórica interessante.

De Oxaca para a histórica San Cristobal de Las Casas e depois para Palenque. A medida em que nos afastamos da Cidade do México, menores são os povoados e maior o abandono do governo. Apesar de todas terem uma estrutura turística boa. Neste pedaço, passamos por 3 protestos na estrada, que nos fizeram ‘pagar’ para que desviássemos por vias de terra secundárias por dentro de povoados ainda menores. Foi tenso.

Entrando em Yucatan – Mérida, voltamos a zona mais turística e os problemas na estrada acabaram. Curtimos o show de luzes nas ruínas de Uxmal, onde conhecemos Virgínia (brasileira) e seu marido Israel (mexicano) super simpáticos e aos quais nossos filhos colaram o show inteiro.

De Mérida a Ranga Roa, começando pela a simpática Tulum, onde ficamos uns 3 dias e deliramos em montar um hostel, passando por Playa Del Carmem e terminando a nossa aventura mexicana na majestosa Cancún, onde dividimos passeios e descanso por conta dos dias anteriores intensos que deixaram a Sofia bem gripada.

Super valeu conhecer um pouco do México e dos mexicanos. Fomos muito bem recebidos por todos e até nos protestos nunca nos sentimos ameaçados, apesar da situação difícil….Saímos de lá com a sensação de que é necessário voltar e com certeza, voltaremos.

A comida – Eu e o Milton adoramos comida mexicana feita no Brasil e claro, quando você come no país é diferente. A versão original da comida no México também é ótima e comemos muito e de tudo (Chapolin – uma espécie de grilo só o Milton), mas é impressionante como eles colocam pimenta em tudo e muito mais que em qualquer lugar do Brasil. Até os biscoitos salgadinhos tipo ‘Elma Chips’ tem pimenta…e como pica…

 

6 Respostas para “Mais do México, um país encantador

    • A próxima parada foi Cuba Carla….vamos postar até a semana que vem, mas é tão diferente de tudo o que já vimos e estamos tentando aqui encontrar o tom….

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s