Grão-ducado de Luxemburgo

Grão-Ducado do Luxemburgo, isso mesmo, Luxemburgo é o último Grão-ducado existente, governado pelo Grão-duque Henrique de Luxemburgo. Esse país de aproximadamente 2.586 m2,  é o menor país da comunidade europeia e um dos países com maior PIB (produto interno bruto) per capita do mundo.

Até agora não soubemos de ninguém, além de nós, que tenha colocado Luxemburgo no seu roteiro inicial de viagem de turismo, sempre quando falamos com as pessoas ou lemos sobre viagem, percebemos que a visita a Luxemburgo se deu porque estão de passagem de um país a outro e acabam por conhecer esse encantador país. Nós colocamos Luxemburgo em nosso roteiro em função dos amigos Rui e Bel que moram aqui há 3 anos, e nos surpreendemos com o que encontramos. Um país extremamente organizado, onde tudo, exatamente tudo, parece estar no seu devido lugar, algumas fotografias até parecem maquetes rsrsrs. São 3 as línguas oficiais, o luxemburguês, o francês e o alemão. Nas escolas, além dos 3 idiomas o inglês também é obrigatório, dessa forma os estudantes falam 4 idiomas no mínimo. O número de imigrantes portugueses chega a 16% da população do país e a língua portuguesa também é muito falada por aqui.

A população total é de aproximadamente 591.000 pessoas (um pouco mais que Joinville/SC) e desses, 47% são imigrantes (principalmente portugueses, franceses, italianos, belgas e alemães). O setor financeiro é o que mais cresce e desenvolve a economia de Luxemburgo, o país mantém uma taxa de crescimento razoavelmente forte e usufrui de alto padrão de vida, o salário mínimo é de 1.998,59 EUR por mês, o maior da Europa.

A cidade de Luxemburgo abriga no seu centro histórico o Palácio do Grão-duque, onde conseguimos ver a troca da guarda. Também visitamos a casamatas, que sãos restos da grande fortaleza de Luxemburgo. Além da encantadora área histórica, a cidade tem uma área moderna muito desenvolvida e em crescimento, segundo nosso amigo Rui, são muitos os novos empreendimentos imobiliários surgindo na cidade.

 Ficamos hospedados em uma casa do estilo pré-fabricada dentro do Camping Walsdorf, onde também havia diversos motohomes. A cada dia a vontade de experimentar uma parte da viagem de motohome cresce.

DSC_1518

Nossa morada em Luxemburgo

APC_0026

Campo de Dente de Leão no caminho de casa

Visitamos a charmosa cidade de Viaden com seu exuberante Chateau. O castelo foi palco de muitas histórias, a mais pitoresca foi a venda dele a um comerciante local que começou a vender o castelo por partes, iniciando pelos móveis e finalizando pelas telhas, o que deteriorou totalmente o Chateau. Hoje pertence ao Estado, que o está minuciosamente reformando.

Por sugestão da Bel visitamos a cidade de Clervaux que abriga a exposição fotográfica The Family of Man” que desde de 2003 esta na Memória do Mundo, lista da Unesco. Abaixo uma transcrição de um pequeno texto explicativo do site:

“A exposição foi desenhada por Edward Steichen como uma coleção de momentos e emoções que foram projetadas para transmitir uma mensagem de paz durante a Guerra Fria. Embora reflita o contexto de sua criação, as reações dos visitantes ainda testemunham o impacto dessas fotos sempre tópica – alguns dos quais se tornaram ícones da história da fotografia.”

É surpreendente como Luxemburgo nos impactou positivamente, agradecemos ao Rui e a Bel pela oportunidade e incentivo para conhecermos esse pequeno grande país.

3 Respostas para “Grão-ducado de Luxemburgo

  1. Oi Neiva, sempre curtimos muitos seus comentários e saber que vc está nos acompanhando. Teremos muito assunto para a volta, obrigada e beijos.

    Curtir

  2. Vocês estão dando aulas de cultura e informação. Tem sido muito instrutivo viajar com vocês!!!
    Continuem usufruindo de todos os momentos e relatando as peripécias desta família! Continuem também contando as novidades e maravilhas que estão encontrando pelo incrível e destemido caminho. Assim podemos pegar essa “super carona”. Obrigada!
    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s